@InProceedings{MeyerViei:2017:EsIgHi,
author = "Meyer, William Muller and Vieira, Ricardo",
affiliation = "{Universidade de S{\~a}o Paulo (USP)} and {Instituto Nacional de
Pesquisas Espaciais (INPE)}",
title = "Estudo da igni{\c{c}}{\~a}o hiperg{\'o}lica do per{\'o}xido de
hidrog{\^e}nio com etanol cataliticamente promovido",
year = "2017",
organization = "Semin{\'a}rio de Inicia{\c{c}}{\~a}o Cient{\'{\i}}fica e
Inicia{\c{c}}{\~a}o em Desenvolvimento Tecnol{\'o}gico e
Inova{\c{c}}{\~a}o (SICINPE)",
note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq}",
abstract = "Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um par
hiperg{\'o}lico constitu{\'{\i}}do de per{\'o}xido de
hidrog{\^e}nio (H2O2) concentrado (90%), como oxidante, e uma
mistura de etanol e etanolamina, promovida com diferentes
materiais catal{\'{\i}}ticos. Este estudo, iniciado em agosto de
2016, {\'e} uma continuidade de um projeto em andamento desde
2015. Inicialmente, a concentra{\c{c}}{\~a}o do per{\'o}xido
comercial (70%) foi elevada a cerca de 90%, por um m{\'e}todo de
secagem por fluxo de ar quente em contracorrente. Em seguida,
foram preparadas solu{\c{c}}{\~o}es de etanolamina catalisada
com diferentes sais de metais de transi{\c{c}}{\~a}o. A escolha
do melhor combust{\'{\i}}vel foi realizada atrav{\'e}s do teste
da gota, sob monitoramento de uma c{\^a}mera de alta velocidade
(3000 quadros por segundo) para a determina{\c{c}}{\~a}o do
atraso de igni{\c{c}}{\~a}o. O combust{\'{\i}}vel catalisado
com nitrato de cobre foi o que apresentou o menor atraso de
igni{\c{c}}{\~a}o, o qual foi escolhido para a continuidade do
trabalho. Em seguida, foi proposta a adi{\c{c}}{\~a}o de etanol
ao combust{\'{\i}}vel. A defini{\c{c}}{\~a}o de uma
propor{\c{c}}{\~a}o adequada entre etanol, etalonamina e
catalisador foi realizada atrav{\'e}s da metodologia de
Planejamento de Experimentos. A modelagem do processo foi efetuada
atrav{\'e}s do m{\'e}todo de superf{\'{\i}}cies de resposta
com um projeto do tipo estrela. A resposta de interesse para esse
sistema foi o atraso de igni{\c{c}}{\~a}o. Atrav{\'e}s desse
estudo, pode-se concluir que os menores valores de atraso de
igni{\c{c}}{\~a}o foram obtidos utilizando um
combust{\'{\i}}vel contendo cerca de 61,0% de etanolamina, 30,1%
de etanol e 8,9% em massa de nitrato de cobre (Cu(NO3)2.3H2O). Em
corrobora{\c{c}}{\~a}o com o teste da gota foram realizados
testes com injetores do tipo impinging, em que o oxidante e o
combust{\'{\i}}vel s{\~a}o injetados de forma a se colidirem,
os quais revelaram atrasos de igni{\c{c}}{\~a}o da ordem de 12,5
ms. Em seguida, foi proposta a realiza{\c{c}}{\~a}o de testes em
um propulsor de 50 N de empuxo te{\'o}rico. Os resultados obtidos
confirmam a hipergolicidade entre o combust{\'{\i}}vel e o H2O2
concentrado, bem como a viabilidade da utiliza{\c{c}}{\~a}o
desses propelentes em um motor foguete. Cumpre ressaltar que o
presente estudo fez parte de um projeto financiado pela FAPESP,
vinculado a um trabalho de doutorado.",
conference-location = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos, SP",
conference-year = "25-26 jul.",
language = "pt",
targetfile = "Meyer_estudo.pdf",
urlaccessdate = "27 abr. 2024"
}